A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

TOWARDS A SUSTAINABLE TOURISM INDUSTRY: CHALLENGES & SOLUTIONS

Setembro 9 @ 9:30 - 17:30

Gratuito

TOWARDS A SUSTAINABLE TOURISM INDUSTRY

CHALLENGES AND SOLUTIONS

09 SETEMBRO 2019 - ESTUFA FRIA - LISBOA

SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA AMBIENTAL E ENERGÉTICA PARA POSICIONAR PORTUGAL
COMO UM DOS DESTINOS TURÍSTICOS
MAIS COMPETITIVOS E SUSTENTÁVEIS DO MUNDO

PENSAR PORTUGAL

Background Heading

O FUTURO DO TURISMO

O evento apresenta soluções de eficiência ambiental e energética para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Contaremos com a presença de oradores nacionais e internacionais que irão partilhar casos de sucesso neste sector e ainda com a intervenção da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O evento terá uma área de exposição permanente de empresas que apresentarão soluções que permitam aos players do setor o alinhamento com os objetivos de sustentabilidade da Estratégia Turismo 2027. 
O almoço volante potenciará também o networking  entre empresas e participantes.

Durante a tarde decorrerão sessões temáticas sobre Eficiência Energética e Ambiental, Sustentabilidade Social, Instrumentos de Apoio Financeiro e Vantagem Competitiva da Certificação, que permitirão a intervenção do público com perguntas aos oradores.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.

Reproduzir vídeo

PALESTRAS, ALMOÇO, NETWORKING, EXPOSIÇÃO

AGENDA

  • 09:30

    Registo

  • 10:00

    Welcome coffee

  • 10:30

    Pedro Matias, Presidente ISQ
    Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo

  • 10:40

    Xander Bueno de Mesquita - Keynote speaker

  • 11:10

    Apresentação de soluções | pitch expositores

  • 12:00

    Luís Araújo, Presidente Turismo de Portugal

  • 12:45

    Almoço, networking e exposição de soluções

  • 14:45

    Sessões Temáticas:
    - Eficiência Energética e Ambiental
    - Sustentabilidade Social

  • 15:45

    Sessões Temáticas:
    - Instrumentos de Apoio Financeiro
    - Vantagem Competitiva da Certificação

  • 17:00

    Sessão de Encerramento

SESSÃO DE ABERTURA

Pedro Matias

Presidente do ISQ
Pedro Matias assumiu a Presidência do Conselho de Administração do ISQ em março de 2017. Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, desempenhou anteriormente funções como Vice-Presidente do IAPMEI, Presidente de diversos Fundos de Investimento e Empresas. Foi também Administrador da APCER, membro da Direção da Startup Lisboa e do Conselho Científico do Taguspark. Esteve ainda ligado a várias estruturas internacionais como a OCDE e Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board. Em maio de 2017 foi eleito membro do “Board of Directors” da CEOC – Confederação Internacional das Entidades de Certificação e Inspeções.

Ana Mendes Godinho

Secretária de Estado do Turismo
Ana Mendes Godinho nasceu em Lisboa, em 1972. É Licenciada em Direito pela  Faculdade da Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Legística e Ciência da Legislação. Com uma vasta experiência em Turismo, foi Vice-Presidente do Turismo de Portugal, Administradora da Turismo Capital, da Turismo Fundos e Vice-Presidente do Conselho geral do Fundo Imobiliário de Apoio às Empresas. Foi Membro do Conselho Consultivo do INATEL. De 2005 a 2009 foi adjunta e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Turismo do XVII Governo Constitucional. Foi ainda coordenadora e docente do Curso de Pós-graduação de Direito do Turismo na Faculdade de Direito de Lisboa.

KEYNOTE SPEAKER

Xander Bueno de Mesquita

Presidente da XanderBueno Company
Especialista em hotelaria com um histórico comprovado de trabalho no setor de hospitalidade e uma visão única sobre sustentabilidade e economia circular aplicada ao setor.
Qualificado em Catering, Negociação, Planeamento de Negócios, Gestão de Operações e Coaching.
Proprietário e Presidente da XanderBueno Company
É pioneiro e fundador do conceito de hotel sustentável aplicado ao hotel QO Amsterdam e proprietário do conceito único de “Treating Life Well ©”.

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Luís Araújo

Presidente do Turismo de Portugal
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com diversas especializações em hotelaria pela Universidade de Cornell.
De 1996 a 2001, tornou-se Assessor Jurídico no Grupo Pestana. De 2001 a 2005, foi Assessor da Administração para novos projetos, membro do Conselho de Administração e Vice-Presidente na América do Sul, onde foi também responsável pela área de desenvolvimento e operações na sucursal do Grupo Pestana no Brasil.
De 2005 a 2007, foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Turismo no XVII Governo Constitucional. Foi depois, de 2007 a 2011, responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, TI e Compras, bem como pela área de novos projetos na América do Sul do Grupo Pestana. Foi membro do Conselho de Administração do Grupo Pestana, responsável pelas operações hoteleiras da América Hispânica, com hotéis na Argentina, Venezuela, Colômbia, Cuba e Uruguai, e pelo desenvolvimento do Grupo no mesmo continente. Foi também responsável pelo departamento de Sustentabilidade do Grupo desde a sua criação em 2009.
É Presidente do Turismo de Portugal desde fevereiro de 2016.

SESSÕES TEMÁTICAS

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E AMBIENTAL

  • Ricardo Rato
    Ricardo Rato

    ISQ - Moderador

Ricardo é Mestrado em Engenharia Mecânica (Sistemas Energéticos) pelo IST, com pós-graduação em Gestão de Projetos. Atualmente, lidera as atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação com o objetivo de apoiar as organizações com soluções inovadoras para os desafios atuais nos domínios da Sustentabilidade, Manufatura Aditiva e da Industria4.0. Durante o seu percurso profissional tem dedicado especial atenção à área da Eficiência Energética, onde tem combinado a participação em projetos de I&D com a consultoria, nomeadamente no desenvolvimento de auditorias energéticas e contractos de desempenho energético.

  • Gilberto Jordan
    Gilberto Jordan

    Andre Jordan Group

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, 1961 Cidadão Português, Brasileiro e do Liechtenstein Casado, 4 Filhos.
Licenciado em Economia pelo ISEG - Universidade de Lisboa.
Desde 2009 é CEO do André Jordan Group. O Grupo André Jordan foi responsável pelo desenvolvimento dos empreendimentos Quinta do Lago, Vilamoura XXI e Belas Clube de Campo em Lisboa, entre outros.
Entre 1990 e 1996 exerceu cargos de Direcção na Banca de Empresas, área Internacional e de Mercado de Capitais do Banco Comercial Português.
Entre 2005 e 2019 foi Administrador da SELECTA – Sociedade Gestora de Fundos Imobiliários com 600 milhões de euros de activos sob gestão.
É ainda, Vice-Presidente da APPII Associação Portuguesa de Promotores, Membro do Conselho Consultivo da revista Vida Imobiliária, Professor Associado Convidado do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa, criador e Membro do Jurí do Prémio André Jordan em Investigação a Economia do Imobiliário, Membro do Conselho da ULI Europe - European Advisory Board, membro do Conselho Geral do Fórum de Administradores de Empresas e FRICS, Fellow do Royal Institution of Chartered Surveyors, entre outros.
Foi Fundador e Administrador do CENA Centro de Estudos da Natureza e Ambiente, do AREAL – Agencia Regional de Energia e Ambiente do Algarve e da Green Globe International organização de consultoria e apoio a gestão ambiental para a indústria turística e hoteleira.

  • Osório Tomás
    Osório Tomás

    Fund. Calouste Gulbenkian

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de potência pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, inscrito na Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

Até 1994, com ligação à industria nas áreas da instrumentação industrial, automação e sistemas de acionamentos: Companhia Nacional de Petroquímica, Quimigal e Papeis Inapa (atual Navigator)
A partir de 1994 ligado a manutenção de edifícios, Centro Cultural de Belém, Mercado Abastecedor da Região de lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente Coordenador de Edifícios e Infraestruturas Técnicas dos edifícios da Fundação Calouste Gulbenkian

  • Roland Bachmeier
    Roland Bachmeier

    Hotel Galomar

Roland Bachmeier, com formação na escola superior no Hotel Escola Schloss Klessheim Institute of Turism & Hotel Management em Salzburg, na Aústria, com licenciatura em gestão Hoteleira. A sua formação complementar passa por estágios em hotéis como Winkler, Parkhotel Mirabell e Goldner Hirsch na Salzburg; Hotel Europa em Innsbrück, Château-Gutsch na Suíça. O Resort Hotel Harrison Hot Spring" no Canadá, "Hotel Sasso Boretto" e o Hotel Ambassador na Suíça, o Hyatt Regency Hotel em Singapura, Hyatt International Hotel em Hong Kong e o Hyatt International Hotel Seoul na Coreia do Sul. Também o grupo "Besten Circel" na Alemanha fez parte , durante 10 anos, da sua formação a na área ambiental. Em 1979 regressa à Madeira, ingressando os negócios de família sucedendo-se a abertura e reestruturações dos hotéis e outros negócios da família com Residencial Galomar, Restaurante O Galo, Hotel  Alpino Atlântico, Hotel Ondamar, Hotel Jardim Atlântico onde lhe foi atribuído o diploma de "Mérito Regional", concebeu o conceito do grupo "Galo Resort Hotels", gestão dos hotéis Calheta Beach e Moniz Sol, implementação do Sport Hotel Ondamar com o primeiro centro de desporto. Desde 2012 exerce o cargo de Presidente da Mesa de Hotelaria da Associação Comercial do Funchal e membro do Conselho de Administração da Associação de Promoção da Madeira até à presente data. Em 2018 inaugura o Hotel Galomar, pensado em detalhe para ser o primeiro Green Hotel da Madeira, sendo 100% auto-suficiente em termos energéticos e pioneiro num edifício sustentável e pioneiro em tecnologias quer em recursos hídricos, energéticos entre outros. Em 2019 inaugura o Abrigo da Heidi, nas montanhas da Madeira, mais propriamente da Achada do Teixeira, Pico Ruivo, com a mesma política de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente envolvente.Este edifício,não possuindo electricidade, terá produção própria através da instalação de uma mini central eólica, painéis fotovoltaicos e uma geradora a gás. Servirá de alojamento para o turismo de Passeios a Pé assim como apoio de restauração, não só para os hóspedes, como o público em geral. Neste local apenas se confeccionará produtos regionais e típicos deste concelho da Ilha da Madeira. Aos seus hotéis são atribuídos anualmente prémios tais como: Tui Holy, Tui Environmental Champion Champion, Travel life, Holiday Check, Chave Verde e World Travel Awards para Portugal Leading Green Hotel.

  • Ricardo Leite
    Ricardo Leite

    Galp

Ricardo Leite é licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST – Instituto Superior Técnico, com curso de especialização em Gestão do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão e o curso de Formação Avançada em Gestão (UCP - Universidade Católica Portuguesa e PBS - Porto Business School). Boa parte da sua carreira profissional tem sido dedicada ao sector da Energia. Ingressou, em 1999, na Petrogal – Galp, onde trabalhou nas áreas de Refinação, Lubrificantes, Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade e, mais recentemente, Gás & Power. Dedica-se à Eficiência Energética desde 2009, participou na criação de uma ESCo (Energy Services Company), a Galp Soluções de Energia, da qual é o responsável. Foi responsável pela implementação de vários projetos de eficiência energética e de produção descentralizada de energia. Desde 2016 colabora no desenvolvimento de projetos de Parques Solares de Utility Scale. Entre 2015 e 2017 foi investigador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e SAS Technical Member, da NATO - STO-CSO (Science & Technology Organization - Collaboration Support Office). É Vice-presidente da APEEN - Associação Portuguesa de Economia de Energia e membro da Direção da APESE - Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL

  • Leonor Picão
    Leonor Picão

    Turismo de Portugal - Moderador

Licenciada em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, com Pós-Graduação em Desenho Urbano, pela Faculdade de Arquitetura de Verona, em Itália.

Diretora Coordenadora da Direção de Valorização da Oferta, no Turismo de Portugal, I.P., e Presidente da Comissão Técnica CT-144 – Qualidade em Serviços Turísticos.

  • Cristina Siza Vieira
    Cristina Siza Vieira

    AHP

Cristina Siza Vieira é, desde abril de 2010, CEO da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.

Trabalhou no setor público, onde desempenhou funções como Diretora-Geral do Turismo; Vogal do Conselho Consultivo de Jogos da Inspeção Geral de Jogos; Encarregada de Missão do Centro de Apoio ao Licenciamento de Projetos Turísticos Estruturantes; Diretora do Departamento Jurídico do Ministério da Defesa Nacional; Assessora do Vice-presidente e Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.

Trabalhou no setor privado, como advogada na Banca e consultora de grupos empresariais do turismo.

Licenciada em Direito e pós-graduada em ciências jurídico-administrativas pela Faculdade de Direito de Lisboa, especialização em direito do ordenamento do território, urbanismo e ambiente. Tem formação em áreas de Segurança e Defesa, Jurídico-Pública e Jurídico-Financeira.

  • João Wengorovius Meneses
    João Wengorovius Meneses

    BCSD Portugal

João Wengorovius Meneses é o Secretário-Geral do BCSD Portugal. Membro da Rede Global do WBCSD, o BCSD Portugal é uma associação de empresas portuguesas comprometidas com a sustentabilidade, que no seu conjunto representam mais de 35% do PIB nacional.

  • Mariana Teixeira
    Mariana Teixeira

    ImpacTrip

Mariana é a Directora da ImpacTrip em Portugal, um operador de turismo responsável que promove experiências únicas sempre com impacto social ou ambiental positivo.É uma pessimista-idealista obcecada com desigualdades e problemas sociais mas que acredita que os negócios sociais vão mudar o mundo no futuro.A dança e a gastronomia são as suas formas favoritas de conhecer uma nova cultura e ela acredita no poder do turismo para tornar o mundo mais pequeno e aproximar as pessoas.Estudou economia do desenvolvimento, trabalhou em consultoria na área da economia social no terceiro sector e no sector privado e dedicou muitas horas a projectos de voluntariado.

INSTRUMENTOS DE APOIO FINANCEIRO

  • Sérgio Guerreiro
    Sérgio Guerreiro

    Turismo de Portugal - Moderador

Licenciado em Economia, Mestre em Gestão e Administração Pública e Doutorando em Turismo. Mais de 20 anos de experiência no setor do turismo, nas áreas da estratégia, intelligence e políticas. Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento no Turismo de Portugal e Chairman do Comité de Turismo da OCDE e do Market Intelligence Group da European Travel Commmission. Professor universitário.

  • Miguel Mendes
    Miguel Mendes

    Turismo de Portugal

Licenciatura em Marketing, Instituto Superior de Línguas e Administração
Técnico Superior | Gestor de Cliente –empresarial, público e outras entidades privadas, na área de instrumentos financeiros ao investimento no Turismo, na Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal –Gabinete de Apoio ao Empresário

Assistência especializada às empresas,no arranque e desenvolvimento de projetos e iniciativas, crescimento e suporte técnico do negócio instalado 

Capacitação técnica especializada a entidades públicas e privadas 

Cooperação com entidades públicas na partilha de conhecimento

Formação e Comunicações públicas institucionais Conferências e seminários, sessões de esclarecimento, acções de formação e outros eventos de divulgação do Quadro Integrado de Apoios Financeiros e Sistemas de Incentivos ao Investimento no Turismo em representação do Turismo de Portugal, I.P.

  • Patrício Andrade
    Patrício Andrade

    EETUR, ISQ

patricio fernandes andrade, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Politécnico de Setúbal, com especialização em Energias Renováveis e Sistemas de Potência. Trabalha na Direção de Investigação & Desenvolvimento do Instituto de Soldadura e Qualidade nas temáticas de Low Carbon/ Sustentabilidade. Tem experiência em engenharia de fábrica / industrial, melhoria continua, gestão de energia  e processos de produção de energia a partir de fontes renováveis (solar, eólica, etc.)  e não renováveis (carvão e gás natural - centrais termoelétricas).

  • Rui Toscano
    Rui Toscano

    BPI

Licenciado em Gestão Financeira, realizou posteriormente uma MBA em Finanças na Faculdade de Economia do Porto.Com cerca de 20 anos de experiência na banca, nas áreas comerciais, de marketing e gestão de produto, trabalha na Direção de Produtos e Serviços para Empresas, dedicada ao apoio ao investimento do segmento empresarial.

VANTAGEM COMPETITIVA CERTIFICAÇÃO

  • Anabela Bento
    Anabela Bento

    ISQ - Moderador

Anabela Bento é atualmente Business Line Manager da Mobilidade & Smart Cities no ISQ. Em quase 20 anos de actividade profissional em funções como International Business Developer e Project Manager, na Europa e em África, desenvolveu uma visão estratégica e uma compreensão da diversidade e dos desafios culturais na engenharia e nos negócios.

Sonha com um mundo em que a sustentabilidade, a engenharia e as pessoas sejam os pilares de um futuro inclusivo e resiliente. Trabalha todos os dias com esse propósito, dentro e fora da empresa.

  • António José Correia
    António José Correia

    Fórum Oceano

Formação Académica:
Pós-Graduação em “Controlo Financeiro” (ISCAL)

Curso de Contabilista (ICL -Instituto Comercial de Lisboa/ISCAL -Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa)

Curso de Técnico de Projectos de Investimento, PNUD/OIT

Actividades e cargos actuais:

2018 - Consultoria para Assuntos do Mar e dos Oceanos
(Literacia do Oceano e Náutica)
FÓRUM OCEANO – Associação da Economia do Mar
FUNDAÇÃO OCEANO AZUL

2017 – Reeleito como Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria

Actividades e cargos anteriores:

2005-2017 - Presidente da Câmara Municipal de Peniche
2013 – 2017 - Vice Presidente da OESTE CIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste
Presidente da ADRO-Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste
Membro da Direcção da OCEANO XXI/FÓRUM OCEANO
Presidente da Direcção da ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche
Presidente da CERCIPENICHE, CRL
Professor na Escola Secundária de Peniche
Professor no Colégio Atlântico – Peniche
Consultoria Financeira a várias empresas e outras organizações
Coordenação de vários projectos de desenvolvimento regional e local
Director de CRVCC – Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

  • Thomas Egger
    Thomas Egger

    Green Chefs

Thomas Egger, nasceu em Tirol em 1975 na Áustria.

Apaixonou-se por Portugal e pela bela portuguesa Maria de Fátima Egger com quem casou no ano 2000.

Apesar de uma vasta experiência por várias cozinhas internacionais, optou por se estabelecer em Tabuaço, onde em 2003 inaugurou o Restaurante Tabuad’aço.

Actualmente chefia a cozinha do Tabuad’aço com uma equipa de excelência. A experiência internacional, permitiu a criança de ementas diferentes com conjugação de várias culturas nos seus pratos.

Do seu extenso curriculum, podemos destacar as várias participações em programas de televisão como na RTP, SIC Internacional e Porto Canal; bem como, na organização da Semana Tirolesa que se realiza todos os anos na última semana de Novembro.

Em 2013 começou com um novo projecto, a produção de azeite extra virgem e azeite biológico, um produto de excelência, com a marca Chefe Thomas Egger.

Em 2014 aventurou-se pelo mundo dos Vinhos Verdes e lançou o primeiro vinho verde com marca Thomas Egger.

  • Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    EHTTA

Director do Gabinete de Estudos e Edições na Instituto Fontes Pereira de Melo

Membro do Conselho Executivo Associação Europeia das Cidades Termais Históricas

um lugar único

estufa fria

Inicialmente pensada como um abrigo para plantas, a Estufa Fria de Lisboa é um espaço onde se pode desfrutar de agradáveis momentos por entre lagos, cascatas, regatos, obras de estatuária, e centenas de espécies de plantas diferentes oriundas de todo o mundo.

Com 800 m2, a Nave da Estufa Fria de Lisboa tem um glamour, a mística e o poder de atracção que sempre a acompanharam desde que foi edificada nos anos 50.

Trata-se de um edifício, semi enterrado, em betão armado, composto por dez abóbadas que acompanham o declive da colina em que se insere, integrando, no extremo Norte, um afloramento rochoso de basalto. O interior é revestido com seixo de pequenas dimensões, que se assemelha a uma marmorite lavada.

Mapa Google

Clique para abrir

CONTACTOS

Anabela Bento

Gestão do Evento
Tel.: +351 927 420 677
agbento@isq.pt
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº 33,
2740-120 Porto Salvo
Background Heading

INSCRIÇÃO

Por favor preencha os campos abaixo para inscrever um ou vários participantes e indique um endereço de email para receber os convites.
Verifique a sua caixa de spam caso estes não apareçam de imediato na caixa de entrada.

Detalhes

Data:
Setembro 9
Hora:
9:30 - 17:30
Custo:
Gratuito

Local

Estufa Fria
Parque Eduardo VII
Lisboa,Lisboa1070-051Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
21 817 0996
Site:
http://estufafria.cm-lisboa.pt/

Organizador

ISQ

RSVP

Tickets are not available as this evento has passed.
Fechar Menu